segunda-feira, 31 de agosto de 2009

APAE DE ALTOS COMEMORA A SEMANA DO EXCEPCIONAL

  APAE2Com o tema: "Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Altos promoveu, de 21 a 28 de agosto, a Semana do Excepcional.

Muitos acreditam que a acessibilidade para o deficiente inclui apenas as rampas, elevadores, banheiros adaptados e barras de apoio. Tudo isso é muito importante, mas acessibilidade também significa fazer parte, conviver e, claro, ter acesso. E para uma pessoa com deficiência ter tudo isso, ela precisa de algo essencial: a mudança de atitude da sociedade.DSC08810

Qualquer um de nós cria acesso para nossos amigos, colegas de trabalho, familiares e até desconhecidos. Com o deficiente intelectual não é diferente: ele também precisa de amizade, credibilidade e carinho.

Por isso, a  Semana Nacional do Excepcional deste ano provocou a sociedade para tomar uma atitude, quebrar as barreiras e construir também a acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.DSC08814

  No encerramento da semana, a APAE de Altos promoveu a entrega dos troféus e medalhas aos vencedores das disputas esportivas, e realizou sua noite cultural, com a apresentação do grupo musical “Por Acaso”.

O presidente da FUNDESPI, Vicente Sobrinho, prestigiou a festa, e se pôs à disposição para futuras parcerias.

 

domingo, 30 de agosto de 2009

SEDUC GARANTE A REGULARIZAÇÃO DOS SERVIDORES

 

No último dia 22 de agosto, o portal 180 graus (http://180graus.brasilportais.com.br/altos/servidores-da-seduc-nao-sao-efetivados-e-nem-recebem-salario-234991.html) publicou a seguinte nota:

===============================================================

Servidores da SEDUC não são efetivados e nem recebem salario

A SEDUC chamou do último concurso, cerca de dez pessoas para preencher vagas de zelador e vigia, nas escolas públicas estaduais de Altos. Causou estranheza aos classificados no momento do preenchimento do contrato, o fato de serem realizados de forma temporária, como se os mesmos fossem do teste seletivo, sem nomeação e termo de posse. Segundo uma candidata, que preferiu não revelar o nome, ela teria sido obrigada a assinar, sob pena de perder a vaga para o candidato seguinte. Pelas informações vindas da regional, após três meses, os funcionários seriam efetivados. Passados três meses, ainda não receberam sequer nenhum salário e ainda foram informados  que os contratos estão irregulares e  dessa forma não receberão dinheiro.

===============================================================

Precupado com a informação, procuramos a Supervisora de Ensino, professora Lavina Almeida, que confirmou a existência do problema. Entramos então em contato com a Superintendente Insitucional da SEDUC, Profa. Maria Xavier, e marcamos uma audiência com ela.

DSC08800 Na audiência, a Superintendente afirmou que os servidores podem ficar tranquilos, que não serão prejudicados de forma alguma.  A nomeação não foi realizada até agora porque o decreto, que diz repeito aos novos servidores da SEDUC em todo o Piauí, deveria ser assinado pelo governador e pelos secretários de administração e de educação,e foi por isso que demorou a sua emissão.

A previsão é que até o dia 15 de setembro a nomeação desses servidores seja publicada, e eles recebam o pagamento do período trabalhado como prestadores de serviço.

PT DE ALTOS REÚNE O NÚCLEO DO ASSENTAMENTO SANTA RITA

 

Sábado, 22 de agosto, a caravana do PT de Altos esteve reunida com o Núcleo do PT no Assentamento Santa Rita.

DSC08772  Estavam presentes o presidente do PT de Altos, Manoel Rodrigues; o vice-presidente, Antônio Campêlo; o Secretário de Finanças, Antônio Mascarenha; o Secretário de Juventude, Marcelo Custódio; a filiada Michelle carolline, presidente do Instituto Piauiense de Juventude-IPJ; e o vice-prefeito de Altos, Marcelo Mascarenha, que também é membro da Direção Nacional do PT.

De acordo com oEstatuto do PT, os núcleos de base são instâncias do partido, de grande importância para a garantia da democracia interna e do incentivo de participação da base do PT no debate sobre as grandes questões que dizem respeito ao partido.

DSC08792 Assim diz o estatuto do PT:
Art. 58. São considerados Núcleos quaisquer agrupamentos de pelo menos 9 (nove) filiados ao Partido, organizados por local de moradia,  trabalho, movimento social, categoria profissional, local de estudo, temas, áreas de interesse, atividades afins, tais como grupos temáticos, clubes de discussão, círculos de estudo e outros.
§ 1º Os Núcleos, abertos inclusive à participação de pessoas não filiadas ao Partido, com direito a voz, são instrumentos fundamentais da organização partidária e da atuação do PT nas comunidades e nos setores, e de integração com os movimentos sociais.
§ 2º Os Núcleos podem ser organizados em âmbito municipal ou setorial.

Cerca de vinte filiados e simpatizantes participaram do encontro, debatendo a atuação e organização do Partido dos Trabalhadores, a nível nacional, estadual e municipal. Ao final do encontro, cinco companheiros e companheiras pediram para se filiar ao PT.

OS FILHOS DA PAIXÃO (Pedro Tierra)

“(...)Queremos um país onde não se matem crianças

que escaparam do frio, da fome, da cola de sapateiro.

Onde os filhos da margem tenham direito à terra,

ao trabalho, ao pão, ao canto, à dança,

às histórias que povoam nossa imaginação,

às raízes da nossa alegria.

Aprendemos que a construção do Brasil

não será obra apenas de nossas mãos.

Nosso retrato futuro resultará

da desencontrada multiplicação

dos sonhos que desatamos.”

O PRÉ-CANDIDATO DO PT AO GOVERNO DO PIAUÍ, ANTÔNIO NETO, VISITA ALTOS

Lagoa Alegre e Altos 22-08-09 195 O Secretário Estadual da Fazenda e pré-candidato a governador do Piauí pelo PT, Antônio Neto, participou, no último sábado, dia 22 de agosto, de atividades culturais no município de Altos, acompanhado do vice-prefeito Marcelo Mascarenhas (PT), do vereador Zé Ernandes (PT), do deputado estadual Cícero Magalhães (PT), do Presidente do PT de Altos, Manoel Rodrigues, do Secretário Municipal de Gestão, Antônio Mascarenha, do Coordenador do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Antônio Campêlo, do Secretário de Assuntos Institucionais do PT de Altos, Professor Raimundo Lopes, da presidente do Instituto Piauiense de Juventude-IPJ, Michelle Mascarenhas, e do servidor da SEFAZ, Toinho Fiscal.

Primeiramente a comitiva visitou a Festa de São Gonçalo, como parte da programação alusiva ao Dia do Folclore, da Escola Municipal Agostinho Pinho, na localidade Vista Alegre.

Em seguida, o secretário também visitou o Centro Social Urbano de ALagoa Alegre e Altos 22-08-09 236ltos, onde estava acontecendo um Festival de Quadrilhas, como parte das comemorações da Semana Nacional do Excepcional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Altos, coordenada pela Professora Maria José Mascarenhas.

O secretário ficou encantado com a beleza e criatividade das peças artesanais produzidas pelos alunos da APAE. Também o impressionou o figurino e a coreografia da Quadrilha Balança Fogueira, presidida pelo Coordenador de Cultura da Prefeitura Municipal de Altos, Rodrigo Veras.

Aproveitando a oportuLagoa Alegre e Altos 22-08-09 226nidade da visita, o voluntário da APAE, Fernando Menezes, solicitou o empenho do Secretário Antônio Neto na reforma do espaço esportivo do CSU de Altos. Antônio Neto declarou o seu total apoio ao pedido, e orientou à coordenadora do CSU, Profa. Mazé Mascarenhas, que elaborasse o projeto e orçamento da reforma e encaminhasse ao deputado Cícero Magalhães, que se comprometeu a destinar uma de suas emendas parlamentares para a obra.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SETRANS E INCRA CONSTROEM ESTRADA PARA POÇO DOS NEGROS


Já se encontra em fase de finalização a obra executada pela Secretaria Estadual de Transportes em parceria com o INCRA, de construção da estrada ligando a BR 343 ao Assentamento Poço dos Negros.

Atualamente os esforços estão concentrados na construção de uma ponte.



O vice-prefeito de Altos, Marcelo Mascarenha, visitou as obras e o assentamento, onde estava ocorrendo hoje, dia 19 de agosto, a criação do Núcleo Sindical.

Falando para os assentados, o vice-prefeito lembrou as grandes conquistas que o assentamento conquistou nos últimos anos: a construção das casa, a energia, o abastecimento de água, e agora a estrada. Tudo isso tem contribuído para melhorar ainda mais a vida dos moradores da região.

Tais ações só foram possíveis porque, de um lado, a associação soube se manter unida, e o povo mobilizado Do outro lado, os governos federal e estadual, ambos dirigidos por petistas, têm se esforçado ao máximo para que nossos agricultoras e agricultores possam construir um futuro diferente para eles e os filhos.

ASSEMBLÉIA DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO ASSENTAMENTO MATA VELHA


Domingo, dia 16 de agosto, aconteceu a Assembléia de Fundação da Associação dos Produtores do Assentamento Mata Velha, recém-criado pelo INCRA.

Participaram do evento, além das vinte famílias assentadas, diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Altos (Toinha Ferreira, Francisco Viana, Rosilda, Rumão Rocha e Fatinha), os vereadores Zé Ernandes e Hélio Inácio, o vice-prefeito Marcelo Mascarenha e o secretário municipal de gestão, Antônio Mascarenha.



O companheiro Zé Branco foi eleito presidente, por unanimidade.

Vendo a alegria das famílias celebrando o momento, lembrei do texto da Comissão Pastoral da Terra-CPT escrito em seu Primeiro Congresso sobre a Terra:

"A terra é dom de Deus e mãe da vida, não apenas um lugar de produção.

Antes, é espaço de vida que inspira o sonho e a luta por uma sociedade nova, assentada nos valores das diferentes culturas e etnias.

Na terra sonhada, da qual já existem sinais, a família e a comunidade rural constroem e experimentam uma vida feliz: mulheres, crianças, jovens e homens trazem suas contribuições para construir juntos a vida, com alegria e esperança no futuro.

Tomam decisões e iniciativas na família e na comunidade, de forma igualitária, valorizando suas diferenças. Deixam de ser meros produtores e respeitam os ritmos da natureza. As famílias criam novas relações comunitárias e de gênero, que se expressam na partilha, na cooperação, no mutirão, na solidariedade, na festa, na celebração, na vivência da fé no Deus da vida.

Do cultivo da terra, realizado com conhecimentos e tecnologias apropriados, e adequado às características de cada região, nascem o alimento saudável para a família, para a comunidade e para o país, e a renda condizente com as exigências atuais de uma vida digna: moradia, saúde, educação, lazer.

A comunidade promove um desenvolvimento centrado na vida das gerações presentes e futuras, base do projeto de uma sociedade nova, em ruptura com o modelo atual. Articula-se com outros grupos e comunidades que, como ela, resistem e criam alternativas de convivência e novas formas de produção. Relaciona-se livremente e de forma propositiva com o mundo urbano. Propõe e luta por políticas públicas que consolidem esse projeto popular.

Neste processo de resistência e de construção, o povo do campo resgata e constrói sua identidade camponesa. Cresce a auto-estima, a afirmação de si, a consciência de seu valor, a clareza de seu potencial, livrando-se das imposições e dos preconceitos do sistema dominante. Passam a ser sujeitos do seu presente e protagonistas do seu futuro."

OS POBRES POSSUIRÃO A TERRA (Sl 37,11)

Sexta-feira passada, dia 14 de agosto, estive no Assentamento Sobradinho, município de Coivaras, falando sobre Reforma Agrária para os alunos do EJA da Unidade Escolar Hugo Prado.

Conversamos com os alunos sobre a histórica luta pela democratização do acesso à terra, e os movimentos sociais que se constituíram, ao longo do tempo, em torno da luta por Reforma Agrária.


Encerrei minha exposição recitando um poema de Patativa do Assaré, intitulado "A Terra dos Posseiros de Deus":

“Esta terra é desmedida,
e devia ser comum.
Devia ser repartida:
um toco pra cada um,
mode morar sossegado.
Eu já tenho imaginado
que a baixa, o sertão e a serra
devia sê coisa nossa.
Quem não trabalha na roça,
que diabo é que quer com a terra?”

PLANO SAFRA 2009-2010

Investimento, conhecimento e mercado.

Esses três pilares ganharam novas políticas públicas no Plano Safra da Agricultura Familiar 2009/2010 lançado,em Brasília, pelo presidente Lula, e apresentado aos agricultores altoenses pelo delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, Adalberto Pereira, na última sexta-feira, dia 14 de agosto, no Centro Pastoral Monsenhor Luiz Brasileiro.

Para investimento, os pequenos agricultores terão à disposição R$ 15 bilhões, um aumento de 531% em relação aos R$ 2,38 bilhões aplicados na safra 2002/2003.

No aspecto do conhecimento, o presidente assinou, durante a solenidade, normativo que cria a Lei Geral de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A lei será encaminhada em caráter de urgência para ser votada no Congresso Nacional.

Para ampliar o acesso ao mercado, o novo plano irá inserir ainda mais os produtos da agricultura familiar na merenda escolar.

Com a promulgação da Lei 11.947, no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Alimentação Escolar (FNDE) ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deverão ser destinados à compra de produtos de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais.

Terão prioridade assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais: indígenas e quilombolas. A aquisição de produtos da agricultura familiar poderá ser realizada com dispensa de licitação, desde que os preços sejam compatíveis com os de mercado local e os produtos atendam às exigências do controle de qualidade.

É o Governo do PT consolidando a política de valorização do homem e da mulher do campo.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

Sei que estou atrasado, mas não poderia deixar de fazer aqui referência ao Dia dos Pais, que foi comemorado no último domingo.

Estive presente em uma celebração na Prata, pela manhã, e uma festinha no bairro São Luiz, à tarde.

Nos dois lugares, ao falar parabenizando os pais, lembrei que, normalmente, às mães se reservou a imagem do amor, do carinho, e ao pai, a imagem do homem severo, da fortaleza da casa.

A mãe passa nove meses com a criança no ventre, uma ano amamentando. Por vezes cuida da casa, enquanto o pai tenta garantir o sustento. A mãe acompanha os passos da educação do filho, e o pai só é chamado a participar para "dar bronca", quando a mãe vê que está perdendo o controle da situação

É por isso que, apesar de a grande maioria de nós ter muito carinho por nossos pais, nunca dizemos a eles o quanto gostamos deles. E, por vezes, quando queremos dizer já é tarde demais.


O Dia dos Pais é um dia muito especial. E este foi ainda mais para mim, porque foi o MEU primeiro Dia dos Pais

Segue abaixo um vídeo com uma bonita canção de Rogério Azeredo em homenagem ao Dia dos Pais.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

VICE-GOVERNADOR WILSON MARTINS VISITA ALTOS


O vice-governador do Piauí, Wilson Martins, que é coordenador do PAC no Estado, visitou Altos na última quinta-feira, dia 06 de agosto, acompanhado dos deputados estaduais Wilson Brandão e Ismar Marques.


Wilson Martins foi recepcionado, pelo prefeito de Altos, Dr. Fonsêca, pelo vice-prefeito, Dr. Marcelo Mascarenha, e pelo prefeito de Coivaras, Francisco Furtado.

Também acompanharam a visita os Secretários Municipais Antônio Mascarenha (Gestão), Fonsêca Júnior (Finanças), Francisca Ribeiro (Assistência Social), Manoel Rodrigues (Meio Ambiente e Turismo) e José Alves(Agricultura) e representantes dos órgãos estaduais no Município, como Paulo Pereira (ADAPI), Roberval Albuquerque (EMATER) e José Francisco de Araújo, o Delegado (AGESPISA).




A comitiva seguiu em caminhada até o Mercado do Produtor, onde o prefeito Dr. Fonsêca e o vice-prefeito Marcelo Mascarenha reapresentaram ao vice-governador a solicitação para a construção do Matadouro Municipal.

Em seguida, após dar entrevista na rádio FM Vale do São Francisco, Wilson Martins seguiu para as obras de asfaltamento da estrada de Altos a Coivaras, executada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Transportes.

Segundo o engenheiro Flávio, da Construtora Jurema, responsável pela obra, serão asfaltados 28 quilômetros e construídos seis bueiros (três triplos, dois duplos e um simples), além da recuperação das passagens molhadas. O investimento total é na ordem de R$ 8 milhões.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS TOMAM POSSE

Terça-feira, 04 de agosto, os diretores eleitos das escolas da rede municipal de ensino foram empossados pelo Prefeito Municipal, Dr. Fonsêca, em solenidade no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo.

A posse dos diretores encerra o processo eleitoral através do qual a comunidade escolar elegeu aqueles e aquelas que ficarão à frente da administração escolar de 2009 a 2011.



Ao fazer uso da palavra, o vice-prefeito, Dr. Marcelo Mascarenha, lembrou que o maior desafio dos novos diretores é garantir o aprofundamento do processo democrático no ambiente escolar, fazendo da escola o espaço privilegiado da formação de homens e mulheres novos, comprometidos com a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária.

200 ALUNOS ASSISTEM AULA INAUGURAL DOS CURSINHOS POPULARES

Segunda-feira passada, dia 03 de agosto, por volta das 19h, no auditório Naná Raulino, do Ginásio Estadual Pio XII, aconteceu a aula inaugural dos Cursinhos Populares, com a participação de cerca de duzentos dos alunos matriculados.
Estiveram presentes a Superintendente de Ensino, Profa. Lavina Almeida, representando a Secretaria Estadual de Educação; o Prof. Manoel Severino, representando a UESPI; o prefeito municipal, Dr. Fonsêca, e o vice-prefeito, Dr. Marcelo Mascarenha; os secretários municipais de Finanças, Fonsêca Júnior, e do Meio Ambiente e Turismo, Manoel Oliveira Rodrigues; as diretoras do Ginásio Estadual Pio XII, Profa. Rejane Simeão e da Unidade Escolar Municipal Chiquinho Cazuza, Profa. Fátima Simeão; e a presidente do Conselho do FUNDEB e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altos, Toinha Ferreira.




A Presidente do Instituto Piauiense de Juventude, Michelle Mascarenhas, fez a abertura do evento, apresentando o projeto, responsável pela formação de cinco turmas preparatórias para o ENEM, sendo que duas funcionarão no turno da manhã, no prédio da UESPI-Campus Roberto Raulino, e três turmas funcionarão à noite, na Unidade Escolar Municipal Chiquinho Cazuza.




Em seguida, foram apresentados os professores, e a coordenadora pedagógica do projeto, Profa. Celiana Alves. O Prof. Cliudenor da Silva pronunciou-se representando os professores, e a agente comunitária de saúde, Ângela Maria, falou em nome dos alunos.

A solenidade foi encerrada com a aula de literatura da Profa. Hildalene Pinheiro, apresentadora dos Cursinhos Populares na TV Assembléia.
A noite ficou marcada pelos adesivos distribuídos pelo IPJ aos participantes, com uma frase do educador Paulo Freire: "A Educação muda as Pessoas. As Pessoas mudam o Mundo".

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

INICIAM AS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA ESTRADA ALTOS-JOSÉ DE FREITAS



O Governo do Estado, através da EMGERPI, iniciou as obras de recuperação da PI-367, que liga Altos a José de Freitas, beneficiando diversas comunidades como São Braz, Soturno, Anajás, Santa Úrsula, Quilombo, Lagoa dos Martins, Sítio Novo e Mucambo.



No último sábado, dia 01 de agosto, uma comissão esteve conferindo a obra, conversando com os responsáveis pela empresa e os trabalhadores. Estavam presentes o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Manoel Rodrigues (que também é presidente do PT); o vereador Zé Ernandes (PT); o vice-prefeito de Altos, Marcelo Mascarenha; e o assessor do gabinete do vice-prefeito, Raimundo Veras.


Segundo a Construtora CAPI, serão recuperados 26,50km (vinte e seis quilômetros e meio) de estrada, e o custo total da obra é de R$ 257.462,59 (duzentos e cinqüenta e sete mil, quatrocentos e sessenta e dois reais de cinqüenta e nove centavos).


A recuperação da PI-367 foi uma solicitação do vereador Zé Ernandes (PT) à deputada Flora Isabel(PT), que encaminhou o projeto, e ao deputado Magalhães(PT), que garantiu os recursos com o Governador. Cerca de mil famílias serão beneficiadas com mais esta ação do Governo do Desenvolvimento.

domingo, 2 de agosto de 2009

DEPUTADA IRINY LOPES – CANDIDATA DE MÉRITO À PRESIDÊNCIA NACIONAL DO PT

Editorial de O CLARO, de sábado, 01 de agosto de 2009

Hoje fui à concorrida plenária motivada pelo lançamento da candidatura da Deputada Federal Iriny Lopes à Presidente – e por que não – Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores – PT.

Toda a sociedade se fez representar através dos primeiros habitantes do Brasil, os índios. Junto com estes e outras etnias estavam os negros e representantes de quilombolas, do Povo pobre, da classe média, dos movimentos sociais e sindicais, do homem, da mulher, da criança e do idoso e da classe política.

Sem dúvida nenhuma, confesso, foi um fato representativo do Povo Brasileiro que não tinha igual desde os movimentos pró candidatura de Lula Lá! dos quais tive a oportunidade de participar em 2002 e 2006.

A deputada Iriny merece toda confiança do Povo e do PT que de maneira sólida e firme se verá representado pela bravura da valiosa deputada.

A candidatura e escolha de Iriny Lopes para a direção nacional do PT será uma antecipação do que queremos de melhor para o Povo Trabalhador Brasileiro, que é a candidatura e eleição da também mulher Dilma Roussef à Presidenta do Brasil!

Em seu discurso, Iriny reconheceu e agradeceu a presença massiva das massas e destacou o PT autêntico, de luta e de fibra, e sua firme convicção e compromisso com a democracia e as liberdades, em defesa da Soberania do Brasil e de plena comunhão com os reais interesses do Povo Brasileiro e da classe Trabalhadora.

Com sinceridade, firmeza e sensibilidade a deputada Iriny mostrou que seus 29 anos de PT – afinal, a deputada é fundadora do PT no Espírito Santo - lhe qualificam para o cargo, uma vez que a parlamentar transcende o Estado do Espírito Santo, posto que seu prestígio e importância se espalha pelo País adentro traduzidos por manifestações de apoio e pela presença de representantes de rincões como os do sul-sudeste, do centro-oeste, do norte e do nordeste.

Assim estão de parabéns a Deputada Iriny Lopes, o Povo Capixaba, o Povo Brasileiro, o Brasil, as Instituições, a Democracia, a Igualdade, a Fraternidade, a Solidariedade ente os Povos e as Liberdades.

O discurso de Iriny Lopes mostrou quão em sintonia ela está com o Governo Lula e com a Democracia.

Foi um ato, um fato e uma festa linda e bastante representativa da Democracia que dificilmente se vê em tempos virtuais atuais.

Foi um ato, um fato, uma festa e um Protesto Cívico contra o golpe militar contra a democracia em Honduras!

Foi um ato, um fato, uma festa e um ABRAÇO em todos os nossos irmãos de nossa América, uma verdadeira e fervorosa demonstração pela PAZ, pela Soberania do Brasil e de respeito ao Princípio da Livre Determinação dos Povos!

Agora, é rumo à Vitoria, à Brasília e ao Brasil!