quinta-feira, 13 de maio de 2010

Reforma da Biblioteca Municipal está parada

Altos, uma cidade de quase quarenta mil habitantes, possui apenas uma biblioteca pública municipal. Precisa de prova maior do descaso dos governantes com a educação e a cultura de nossa cidade?

Em 2009, o teto do Auditório Alberto Barbosa, que é ligado à Biblioteca, corria risco de desabamento e, por conta disso, foi interditado.

Em fevereiro último, uma reforma foi iniciada no auditório e na biblioteca, mas paralisou na semana passada por falta de pagamento. A Prefeitura  não honrou o pagamento da obra, alegando falta de recursos. Como de costume, tenta jogar a culpa no governo federal e estadual, que “não ajudam”.

O Ministério da Cultura lançou no último dia 30 de abril o Edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas (para conhecer o edital na íntegra, clique aqui).

Através dele, a prefeitura pode solicitar recursos de até R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais), valor que pode ser destinado para reforma, aquisição de livros, compra de móveis e equipamentos, organização de atividades sócio-culturais, qualificação dos funcionários da biblioteca e formação de agentes de leitura. A inscrição vai até o dia 15 de junho.

A grande questão é: há vontade política na prefeitura para ir atrás desse recurso? Há gente competente na administração para assumir a frente de uma ação como essa? Infelizmente, acho que não. Mas gostaria muito que eles provassem que eu estou enganado.

2 comentários:

  1. É Dr. Marcelo o grande problema da prefeitura de Altos não é falta de recurso e sim falta de gestão financeira, pois o recursos tem chagado, mas não sabemos para onde está indo.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo...tem que ajudar que denuncia...

    http://www.meionorte.com/debemcomavida,vereadores-denunciam-que-aluno-recebe-como-medico-em-hospital,124816.html

    ResponderExcluir