sábado, 27 de junho de 2009

Empossado o Conselho Municipal de Educação


Na última quinta-feira, 25 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Educação.

Com representantes dos professores, dos pais de alunos e da administração, o objetivo do conselho é não só fiscalizar, mas definir a Política Educacional do Município.

Digo sempre que o papel da escola não é só ensinar. A escola deve ser, antes de qualquer coisa, um espaço de emancipação do ser humano. A comunidade escolar como um todo deve, no processo de aprendizagem, colaborar para a construção de homens e mulheres plenamente realizados em todas as suas dimensões, sejam pessoais ou profissionais.

Ora, o exercício da democracia participativa é um dos principais desafios desse processo. Porque construir a democracia não é fácil, principalmente em um país com tradição autoritária como o Brasil, cuja experiência democrática tem pouco mais de vinte anos.

É preciso insistir, capacitar os conselheiros, cobrar a participação efetiva dos membros, zelar pelo cumprimento do calendário de reuniões, reivindicar da administração as condições para que o conselho funcione efetivamente.

É nossa tarefa construir um Sistema Municipal de Ensino eficiente, a fim de garantir educação pública gratuita e de qualidade para as nossas crianças e jovens. Porque, como dizia Paulo Freire: "a Educação não muda o mundo. A educação muda as pessoas As pessoas mudam o mundo"

O desafio está lançado. E nossa vitória depende menos da sorte, e muito mais de nossa dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário