terça-feira, 24 de novembro de 2009

ANTÔNIO CAMPÊLO FOI ELEITO PRESIDENTE DO PT DE ALTOS

No último domingo, 22 de novembro, através do Processo de Eleições Diretas-PED, o PT escolheu os dirigentes que irão conduzir o partido no triênio 2010-2012. O PT é o único partido do Brasil a realizar a escolha da sua direção através do voto direto de todos os filiados.

Em Altos, 160 filiados compareceram às urnas. Concorriam à Presidência Municipal dois candidatos: Prof. Raimundo Lopes, que obteve 52 votos (34,7% dos votos válidos); e Antônio Campêlo, que foi eleito com 98 votos (65,3% dos votos válidos).

Campêlo O companheiro Antônio Alves Campêlo nasceu em São Miguel do Tapuio-Piauí, em 05 e junho de 1960. Mudou-se para Altos com sua família no início da década de 70.

No início dos anos 80, seu pai, Francisco Romão Campêlo, ajudou na fundação do PT de Altos. Campêlo se filiou logo após o pai, em 1986. Desde então tem participado de várias organizações e movimentos sociais, rurais e urbanos, o que ajudou a consolidar sua identidade com o PT e a luta pelo socialismo.

Foi fundador e presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Altos por três mandatos, de 1996 a 2008. Destacando-se na defesa dos interesses de sua categoria e de uma saúde pública de qualidade, foi eleito Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde-SINEACS. Foi representando este setor que passou a compor os Conselhos Municipais de Saúde e do Bolsa família. Campêlo também tem uma atuação destacada na Cooperativa Agroindustrial de Pequenos Produtores-COOAPP, da qual é sócio.

O histórico de Campêlo o habilitou por três vezes a defender a bandeira do Partido dos Trabalhadores como candidato a vereador, em 1988, 2004 e em 2008. Atualmente, sendo segundo suplente de vereador do PT, contribui com a administração municipal à frente da Coordenadoria Especial dos Agentes Comunitários de Saúde. Já foi Secretário de Formação Política do PT de Altos e, atualmente, exerce o cargo de vice-presidente.

PROJETO DA APAE DE ALTOS É SELECIONADO PELO BNB CULTURA

 

No dia 18 de julho de 2009, na UESPI de Altos, o Instituto Piauiense de Juventude-IPJ realizou sua I Oficina de Elaboração de Projetos, da qual participaram cerca de vinte pessoas, representando cinco entidades (IPJ, AJPC, APAE, COOPA e Associação do Bairro Alto Franco).

Como fruto da oficina, foram elaborados oito projetos pelos presentes, para concorrer ao financiamento cultural do Banco do Nordeste Brasileiro.P9190711

Os oito projetos apresentados passaram pela primeira fase, de habilitação.

  Sexta-feira última, dia 20 de novembro, o BNB divulgou o resultado final, com a lista dos projetos selecionados, que receberão financiamento. Para nossa alegria, dos oito projetos habilitados, um foi selecionado: o Projeto Arte na Diversidade, da APAE de Altos, orçado em R$ 10 mil.

O projeto aprovado prevê a utilização da manga, símbolo de nossa cidade, como matéria prima para o artesanato, com destaque para a culinária, arranjos florais e bijuterias.

Parabéns à Profa. Maria José Mascarenhas por mais essa conquista.

domingo, 22 de novembro de 2009

O I SALÃO DO LIVRO DE ALTOS FOI UM SUCESSO

DSC09951

Um Sucesso”. “Um Grande Evento”. “Maravilhoso”. “Perfeito”. “Um marco na histórica cultural de Altos”. Essas foram algumas das expressões ouvidas dos participantes do I SaliAltos, quando perguntados sobre o que estavam achando do evento.

Durante três dias, Altos foi visitada por algumas das maiores referências da literatura piauiense, e os visitantes do I SaliAltos tiveram a oportunidade de participar de palestras, shows e exposições de alto nível.

O HOMENAGEADO

P9180589 Menezes y Moraes, apresentado no primeiro dia pelo professor e pesquisador Carlos Dias, não escondia sua emoção. A todo momento agradecia a organização do evento pela realização de um sonho.

Em sua conferência, “Civilização e Barbárie”, o escritor deixou transparecer em toda magnitude o seu profundo humanismo e sua fé no futuro da humanidade, apesar de todo sofrimento e percalço.

Nos intervalos do salão, aproveitou para reencontrar sua cidade natal, seus familiares e amigos que há tempos não via. Um mergulho na infância que marcou sua história.

O CONVIDADO ESPECIAL

P9190702 O escritor Assis Brasil, um piauiense que é ícone da literatura brasileira,  encantou os presentes com seu brilhantismo e sua simplicidade.

Participou ativamente dos três dias de SaliAltos. Concedeu entrevistas, distribuiu autógrafos, acompanhou as palestras e os bate-papos literários e ainda visitou o salãozinho.

Ao se despedir, manifestou o desejo de retornar nas próximas edições do Salão.

AS PALESTRAS

P9190653 Estudantes, professores, crianças, adolecentes e adultos, tiveram a oportunidade ímpar de assistir às palestras das mais renomadas autoridades literárias do Piauí: Jasmine Malta, Iveuta Abreu, Joselita Izabel, Wellington Soares, Kiko Fontenelle, Kenard Kruel, Cineas Santos, foram alguns dos nomes que enriqueceram o evento.

OS SALÕEZINHOS

DSC00004 DSC00011 Durante todo o sábado, dia 14 de novembro, as crianças fizeram a festa nos salõezinhos, espaços voltados para o público infantil e que estavam sob a coordenação dos estudantes e professores de pedagogia da UESPI.

DSC09973 DSC09977

No Sítio Cantal (bairro Boca de Barro) e no Lar São Vicente (bairro São Luiz), cerca de oitocentas crianças participaram de várias atividades lúdicas de incentivo à leitura: jogos, brincadeiras, teatro, música, fantoches…

OS BATE-PAPOS LITERÁRIOS

P9190616 Foi maravilhoso poder conferir de perto a qualidade da produção literária altoense.

Diversos escritores tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de apresentar aos seus conterrâneos algumas de suas obras, a maioria das quais inéditas e ainda não publicadas.P9190662

Carlos Machado, Reginaldo Melo, Carlos Dias, Dindinha, Toni Rodrigues, Marcelo Mascarenha e Gilberto Paiva conversaram com o público, recitaram poemas, leram contos e compartilharam experiências.

No último dia, três representantes de editoras, Kenard Kruel (Zodíaco), Cineas Santos (Oficina da Palavra) e Marleide Lins (Não Ser) expuseram as dificuldades do mercado editorial, incentivaram o público presente a escrever e apresentaram algumas orientações sobre como os escritores devem proceder para publicar sua obra.

OS VISITANTES ILUSTRES

Durante todo o fim de semana, muitos intelectuais e autoridades de renome compareceram ao I SaliAltos.

P9180511

O Secretário de Fazenda do Estado, Antônio Neto, devidamente acompanhado doDSC09998 deputado estadual Cícero Magalhães (PT), Líder do Governo na Assembléia;  do Coordenador de Comunição, Welligton Soares; e da Coordenadora da FUNDAC, Marleide Lins,  participaram da abertura representando o Governador WellinP9200748gton Dias.

 

O vice-governador Wilson Martins (PSB), o deputado estadual Ismar Marques (PSB) e o deputado federal Átila Lira(PSB) também passaram por lá, acompanhados pelo prefeito Dr. Fonsêca (PSB).

DSC00022-1

O jornalista Zózimo Tavares e o escritor e  cordelista Pedro Costa também se fizeram presentes, assim como Antônio Pereira (diretor da CEPISA), Adalberto Pereira (Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário), Lúcia Araújo (Coordenadora de Convivência com o Semiárido) e Roberto John (Superintendente da Representação do Piauí em Brasília).

OS SHOWS MUSICAIS

Todas as noites foram encerradas com shows musicais no Centro Cultural e Artezanal Zé da Prata.

P9180585 P9180591 Na sexta-feira, Fátima Castelo Branco e banda animaram a platéia com o chorinho, com destaque para as suas composições próprias. Os presentes cantaram com empolgação o “Chorinho pra Altos” e “Boca de Barro”. A festa contou ainda com a participação de Zezinho Ribeiro, Jéssica Guimarães e Paulo Pereira.

P9190597

No sábado, após o desfile organizado por Luni Atelier, a banda Por Acaso tocou o melhor da MPB para o grande público que compareceu, com direito ainda a uma palhinha de Ludy Vieira.P9200726

 

No domingo, encerrando o I Salão do Livro de Altos, o grande Vavá Ribeiro se apresentou, arrancando aplausos dos espectadores. A banda altoense DiJorge fechou com chave de ouro, exibindo todo o talento de uma nova geração de cantores.

OS AGRADECIMENTOS

O I Salão do Livro de Altos encerrou deixando saudades, e com a certeza de que foi um acontecimento grandioso. E, como tudo aquilo que é grandioso, contou com a colaboração e a dedicação de muita gente para que acontecesse.

Por isso, nossos sinceros agradecimentos:

  • À Fundação Quixote, co-organizadora, nas pessoas da Profa. Dilva e do Prof. Luiz Romero, que ajudaram no contato com os palestrantes e editoras;
  • Ao Coordenador de Comunicação do Estado do Piauí, Welligton Soares, que garantiu  e custeou todo material impresso, mídia e publicidade;
  • À APAE de Altos, por meio da Profa. Maria José Mascarenhas, que se fez presente durante todo o salão, e pôs toda a sua estrutura (sede, som, carro, pessoal e inclusive recurso financeiro) à disposição da equipe organizadora;
  • À Associação da Juventude Praticante da Cidadania-AJPC, representada por Marcelo Custódio e João Luiz, pela colaboração na mobilização e divulgação;
  • Ao Instituto João Henrique-IJH e essa grande artista que é a Fátima Castelo Branco, que abriu o Sítio Cantal para o salãozinho e para as reuniões da comissão organizadora.
  • Aos Profs. Edna, Manoel Severino, Lucineide e Regina Abreu, da UESPI de Altos, bem como aos seus alunos, pelo apoio na realização dos salõezinhos, que foram um espetáculo à parte, por conta principalmente da boa vontade, empenho e competência dos envolvidos.
  • À Profa. Lavina Almeida, Supervisora de Ensino da SEDUC, pelo apoio logístico, em especial na organização do espaço das palestras e dos stands;
  • Ao Monsenhor Silvestre e à Francisca, responsáveis pelo Lar São Vicente, por toparem o desafio do salãozinho e pelo carinho e amor que  dedicam àquelas crianças;
  • À Prefeitura Municipal de Altos, nas pessoas de Manoel Rodrigues (Secretário de Meio Ambiente e Turismo); Antônio Mascarenha (Secretário de Gestão, Infra-estrutura e Serviços Públicos); e Sandra Campêlo (representando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer). A participação deles foi fundamental para a presença dos alunos das creches municipais nos salõezinhos e para a logística do evento;
  • À imprensa, que compareceu, registrou e divulgou o evento, em especial aos jornalistas Carlos Eugênio (180 graus), Toni Rodrigues (Teresina FM), Pedro Costa (Revista De Repente), Zózimo Tavares (Diário do Povo), Valdisney dos Reis (Informativo Autêntico) e Osaías Rêgo (Folha Única).
  • Aos professores Carlos Dias, Carlos Machado e Paulo Sérgio, que desde o início participaram ativamente do planejamento, organização e realização do I SaliAltos.

matriz com efeitos De uma forma especial, gostaria aqui de registrar meus sinceros agradecimentos à equipe do Instituto Piauiense de Juventude, que se entregou de corpo e alma para que o I SaliAltos acontecesse, enfrentando com uma rara maturidade juvenil os diversos obstáculos que surgiram. Parabéns à presidente, Michelle Mascarenhas, e aos demais membros do IPJ que participaram: Marcelo Custódio, Joaquim Lemos, Celiana Alves, Annanda Rodrigues, Raimundo Veras, Leide Santiago, Norma Oliveira e Janaína Araújo.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES DO I SALIALTOS

A Presidente do IPJ, Michelle Mascarenhas, informa que as inscrições para participar das palestras do I Salão do Livro de Altos foram prorrogadas até sexta-feira, 13 de novembro, pela manhã.

As inscrições podem ser feitas na sede da APAE de Altos, no Centro Social Urbano

domingo, 8 de novembro de 2009

INSTITUTO PIAUIENSE DE JUVENTUDE E FUNDAÇÃO QUIXOTE REALIZAM O I SALÃO DO LIVRO DE ALTOS

 

cartaz_saliAltos_440x640mm  O I Salão do Livro de Altos-SALIALTOS, momento especial na vida sociocultural de nossa cidade, será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro de 2009,  e tem como objetivo maior valorizar, fomentar e incentivar o hábito da leitura e o talento de escrever.

Nesta primeira edição, o Salão homenageia Menezes y Morais, pseudônimo de José Menezes de Moraes,  jornalista e professor que nasceu e viveu a infância em Altos-Piauí, e mora em Brasília desde 1980.

Sua estréia literária foi em 1975 com Laranja partida ao meio. Já publicou nove livros de poesia (até 2005), sendo o último Na micropiscina da lágrima feliz (Brasília, 1999).

É um promotor cultural, liderando o Coletivo de Poetas, movimento criado em 1992 que leva amantes da poesia e da música para encontros em bares brasilienses.

O I SaliAltos terá palestras e bate-papos literários, que acontecerão no auditório Naná raulino, da Unidade Escolar Pio XII; shows musicais no Centro Cultural e Artesanal Zé da Prata; e salõezinhos voltados para o público infanto-juvenil, no Sítio Cantal (Bairro Boca de Barro) e no Lar São Vicente (Bairro São Luiz).

A programação completa você confere clicando na imagem abaixo:

Folder_SaliAltos_420x220mm_02