domingo, 22 de novembro de 2009

O I SALÃO DO LIVRO DE ALTOS FOI UM SUCESSO

DSC09951

Um Sucesso”. “Um Grande Evento”. “Maravilhoso”. “Perfeito”. “Um marco na histórica cultural de Altos”. Essas foram algumas das expressões ouvidas dos participantes do I SaliAltos, quando perguntados sobre o que estavam achando do evento.

Durante três dias, Altos foi visitada por algumas das maiores referências da literatura piauiense, e os visitantes do I SaliAltos tiveram a oportunidade de participar de palestras, shows e exposições de alto nível.

O HOMENAGEADO

P9180589 Menezes y Moraes, apresentado no primeiro dia pelo professor e pesquisador Carlos Dias, não escondia sua emoção. A todo momento agradecia a organização do evento pela realização de um sonho.

Em sua conferência, “Civilização e Barbárie”, o escritor deixou transparecer em toda magnitude o seu profundo humanismo e sua fé no futuro da humanidade, apesar de todo sofrimento e percalço.

Nos intervalos do salão, aproveitou para reencontrar sua cidade natal, seus familiares e amigos que há tempos não via. Um mergulho na infância que marcou sua história.

O CONVIDADO ESPECIAL

P9190702 O escritor Assis Brasil, um piauiense que é ícone da literatura brasileira,  encantou os presentes com seu brilhantismo e sua simplicidade.

Participou ativamente dos três dias de SaliAltos. Concedeu entrevistas, distribuiu autógrafos, acompanhou as palestras e os bate-papos literários e ainda visitou o salãozinho.

Ao se despedir, manifestou o desejo de retornar nas próximas edições do Salão.

AS PALESTRAS

P9190653 Estudantes, professores, crianças, adolecentes e adultos, tiveram a oportunidade ímpar de assistir às palestras das mais renomadas autoridades literárias do Piauí: Jasmine Malta, Iveuta Abreu, Joselita Izabel, Wellington Soares, Kiko Fontenelle, Kenard Kruel, Cineas Santos, foram alguns dos nomes que enriqueceram o evento.

OS SALÕEZINHOS

DSC00004 DSC00011 Durante todo o sábado, dia 14 de novembro, as crianças fizeram a festa nos salõezinhos, espaços voltados para o público infantil e que estavam sob a coordenação dos estudantes e professores de pedagogia da UESPI.

DSC09973 DSC09977

No Sítio Cantal (bairro Boca de Barro) e no Lar São Vicente (bairro São Luiz), cerca de oitocentas crianças participaram de várias atividades lúdicas de incentivo à leitura: jogos, brincadeiras, teatro, música, fantoches…

OS BATE-PAPOS LITERÁRIOS

P9190616 Foi maravilhoso poder conferir de perto a qualidade da produção literária altoense.

Diversos escritores tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de apresentar aos seus conterrâneos algumas de suas obras, a maioria das quais inéditas e ainda não publicadas.P9190662

Carlos Machado, Reginaldo Melo, Carlos Dias, Dindinha, Toni Rodrigues, Marcelo Mascarenha e Gilberto Paiva conversaram com o público, recitaram poemas, leram contos e compartilharam experiências.

No último dia, três representantes de editoras, Kenard Kruel (Zodíaco), Cineas Santos (Oficina da Palavra) e Marleide Lins (Não Ser) expuseram as dificuldades do mercado editorial, incentivaram o público presente a escrever e apresentaram algumas orientações sobre como os escritores devem proceder para publicar sua obra.

OS VISITANTES ILUSTRES

Durante todo o fim de semana, muitos intelectuais e autoridades de renome compareceram ao I SaliAltos.

P9180511

O Secretário de Fazenda do Estado, Antônio Neto, devidamente acompanhado doDSC09998 deputado estadual Cícero Magalhães (PT), Líder do Governo na Assembléia;  do Coordenador de Comunição, Welligton Soares; e da Coordenadora da FUNDAC, Marleide Lins,  participaram da abertura representando o Governador WellinP9200748gton Dias.

 

O vice-governador Wilson Martins (PSB), o deputado estadual Ismar Marques (PSB) e o deputado federal Átila Lira(PSB) também passaram por lá, acompanhados pelo prefeito Dr. Fonsêca (PSB).

DSC00022-1

O jornalista Zózimo Tavares e o escritor e  cordelista Pedro Costa também se fizeram presentes, assim como Antônio Pereira (diretor da CEPISA), Adalberto Pereira (Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário), Lúcia Araújo (Coordenadora de Convivência com o Semiárido) e Roberto John (Superintendente da Representação do Piauí em Brasília).

OS SHOWS MUSICAIS

Todas as noites foram encerradas com shows musicais no Centro Cultural e Artezanal Zé da Prata.

P9180585 P9180591 Na sexta-feira, Fátima Castelo Branco e banda animaram a platéia com o chorinho, com destaque para as suas composições próprias. Os presentes cantaram com empolgação o “Chorinho pra Altos” e “Boca de Barro”. A festa contou ainda com a participação de Zezinho Ribeiro, Jéssica Guimarães e Paulo Pereira.

P9190597

No sábado, após o desfile organizado por Luni Atelier, a banda Por Acaso tocou o melhor da MPB para o grande público que compareceu, com direito ainda a uma palhinha de Ludy Vieira.P9200726

 

No domingo, encerrando o I Salão do Livro de Altos, o grande Vavá Ribeiro se apresentou, arrancando aplausos dos espectadores. A banda altoense DiJorge fechou com chave de ouro, exibindo todo o talento de uma nova geração de cantores.

OS AGRADECIMENTOS

O I Salão do Livro de Altos encerrou deixando saudades, e com a certeza de que foi um acontecimento grandioso. E, como tudo aquilo que é grandioso, contou com a colaboração e a dedicação de muita gente para que acontecesse.

Por isso, nossos sinceros agradecimentos:

  • À Fundação Quixote, co-organizadora, nas pessoas da Profa. Dilva e do Prof. Luiz Romero, que ajudaram no contato com os palestrantes e editoras;
  • Ao Coordenador de Comunicação do Estado do Piauí, Welligton Soares, que garantiu  e custeou todo material impresso, mídia e publicidade;
  • À APAE de Altos, por meio da Profa. Maria José Mascarenhas, que se fez presente durante todo o salão, e pôs toda a sua estrutura (sede, som, carro, pessoal e inclusive recurso financeiro) à disposição da equipe organizadora;
  • À Associação da Juventude Praticante da Cidadania-AJPC, representada por Marcelo Custódio e João Luiz, pela colaboração na mobilização e divulgação;
  • Ao Instituto João Henrique-IJH e essa grande artista que é a Fátima Castelo Branco, que abriu o Sítio Cantal para o salãozinho e para as reuniões da comissão organizadora.
  • Aos Profs. Edna, Manoel Severino, Lucineide e Regina Abreu, da UESPI de Altos, bem como aos seus alunos, pelo apoio na realização dos salõezinhos, que foram um espetáculo à parte, por conta principalmente da boa vontade, empenho e competência dos envolvidos.
  • À Profa. Lavina Almeida, Supervisora de Ensino da SEDUC, pelo apoio logístico, em especial na organização do espaço das palestras e dos stands;
  • Ao Monsenhor Silvestre e à Francisca, responsáveis pelo Lar São Vicente, por toparem o desafio do salãozinho e pelo carinho e amor que  dedicam àquelas crianças;
  • À Prefeitura Municipal de Altos, nas pessoas de Manoel Rodrigues (Secretário de Meio Ambiente e Turismo); Antônio Mascarenha (Secretário de Gestão, Infra-estrutura e Serviços Públicos); e Sandra Campêlo (representando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer). A participação deles foi fundamental para a presença dos alunos das creches municipais nos salõezinhos e para a logística do evento;
  • À imprensa, que compareceu, registrou e divulgou o evento, em especial aos jornalistas Carlos Eugênio (180 graus), Toni Rodrigues (Teresina FM), Pedro Costa (Revista De Repente), Zózimo Tavares (Diário do Povo), Valdisney dos Reis (Informativo Autêntico) e Osaías Rêgo (Folha Única).
  • Aos professores Carlos Dias, Carlos Machado e Paulo Sérgio, que desde o início participaram ativamente do planejamento, organização e realização do I SaliAltos.

matriz com efeitos De uma forma especial, gostaria aqui de registrar meus sinceros agradecimentos à equipe do Instituto Piauiense de Juventude, que se entregou de corpo e alma para que o I SaliAltos acontecesse, enfrentando com uma rara maturidade juvenil os diversos obstáculos que surgiram. Parabéns à presidente, Michelle Mascarenhas, e aos demais membros do IPJ que participaram: Marcelo Custódio, Joaquim Lemos, Celiana Alves, Annanda Rodrigues, Raimundo Veras, Leide Santiago, Norma Oliveira e Janaína Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário