“Um Sucesso”. “Um Grande Evento”. “Maravilhoso”. “Perfeito”. “Um marco na histórica cultural de Altos”. Essas foram algumas das expressões ouvidas dos participantes do I SaliAltos, quando perguntados sobre o que estavam achando do evento.
Durante três dias, Altos foi visitada por algumas das maiores referências da literatura piauiense, e os visitantes do I SaliAltos tiveram a oportunidade de participar de palestras, shows e exposições de alto nível.
O HOMENAGEADO
Menezes y Moraes, apresentado no primeiro dia pelo professor e pesquisador Carlos Dias, não escondia sua emoção. A todo momento agradecia a organização do evento pela realização de um sonho.
Em sua conferência, “Civilização e Barbárie”, o escritor deixou transparecer em toda magnitude o seu profundo humanismo e sua fé no futuro da humanidade, apesar de todo sofrimento e percalço.
Nos intervalos do salão, aproveitou para reencontrar sua cidade natal, seus familiares e amigos que há tempos não via. Um mergulho na infância que marcou sua história.
O CONVIDADO ESPECIAL
O escritor Assis Brasil, um piauiense que é ícone da literatura brasileira, encantou os presentes com seu brilhantismo e sua simplicidade.
Participou ativamente dos três dias de SaliAltos. Concedeu entrevistas, distribuiu autógrafos, acompanhou as palestras e os bate-papos literários e ainda visitou o salãozinho.
Ao se despedir, manifestou o desejo de retornar nas próximas edições do Salão.
AS PALESTRAS
Estudantes, professores, crianças, adolecentes e adultos, tiveram a oportunidade ímpar de assistir às palestras das mais renomadas autoridades literárias do Piauí: Jasmine Malta, Iveuta Abreu, Joselita Izabel, Wellington Soares, Kiko Fontenelle, Kenard Kruel, Cineas Santos, foram alguns dos nomes que enriqueceram o evento.
OS SALÕEZINHOS
Durante todo o sábado, dia 14 de novembro, as crianças fizeram a festa nos salõezinhos, espaços voltados para o público infantil e que estavam sob a coordenação dos estudantes e professores de pedagogia da UESPI.
No Sítio Cantal (bairro Boca de Barro) e no Lar São Vicente (bairro São Luiz), cerca de oitocentas crianças participaram de várias atividades lúdicas de incentivo à leitura: jogos, brincadeiras, teatro, música, fantoches…
OS BATE-PAPOS LITERÁRIOS
Foi maravilhoso poder conferir de perto a qualidade da produção literária altoense.
Diversos escritores tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de apresentar aos seus conterrâneos algumas de suas obras, a maioria das quais inéditas e ainda não publicadas.
Carlos Machado, Reginaldo Melo, Carlos Dias, Dindinha, Toni Rodrigues, Marcelo Mascarenha e Gilberto Paiva conversaram com o público, recitaram poemas, leram contos e compartilharam experiências.
No último dia, três representantes de editoras, Kenard Kruel (Zodíaco), Cineas Santos (Oficina da Palavra) e Marleide Lins (Não Ser) expuseram as dificuldades do mercado editorial, incentivaram o público presente a escrever e apresentaram algumas orientações sobre como os escritores devem proceder para publicar sua obra.
OS VISITANTES ILUSTRES
Durante todo o fim de semana, muitos intelectuais e autoridades de renome compareceram ao I SaliAltos.

O Secretário de Fazenda do Estado, Antônio Neto, devidamente acompanhado do
deputado estadual Cícero Magalhães (PT), Líder do Governo na Assembléia; do Coordenador de Comunição, Welligton Soares; e da Coordenadora da FUNDAC, Marleide Lins, participaram da abertura representando o Governador Wellin
gton Dias.
O vice-governador Wilson Martins (PSB), o deputado estadual Ismar Marques (PSB) e o deputado federal Átila Lira(PSB) também passaram por lá, acompanhados pelo prefeito Dr. Fonsêca (PSB).

O jornalista Zózimo Tavares e o escritor e cordelista Pedro Costa também se fizeram presentes, assim como Antônio Pereira (diretor da CEPISA), Adalberto Pereira (Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário), Lúcia Araújo (Coordenadora de Convivência com o Semiárido) e Roberto John (Superintendente da Representação do Piauí em Brasília).
OS SHOWS MUSICAIS
Todas as noites foram encerradas com shows musicais no Centro Cultural e Artezanal Zé da Prata.
Na sexta-feira, Fátima Castelo Branco e banda animaram a platéia com o chorinho, com destaque para as suas composições próprias. Os presentes cantaram com empolgação o “Chorinho pra Altos” e “Boca de Barro”. A festa contou ainda com a participação de Zezinho Ribeiro, Jéssica Guimarães e Paulo Pereira.
No sábado, após o desfile organizado por Luni Atelier, a banda Por Acaso tocou o melhor da MPB para o grande público que compareceu, com direito ainda a uma palhinha de Ludy Vieira.
No domingo, encerrando o I Salão do Livro de Altos, o grande Vavá Ribeiro se apresentou, arrancando aplausos dos espectadores. A banda altoense DiJorge fechou com chave de ouro, exibindo todo o talento de uma nova geração de cantores.
OS AGRADECIMENTOS
O I Salão do Livro de Altos encerrou deixando saudades, e com a certeza de que foi um acontecimento grandioso. E, como tudo aquilo que é grandioso, contou com a colaboração e a dedicação de muita gente para que acontecesse.
Por isso, nossos sinceros agradecimentos:
- À Fundação Quixote, co-organizadora, nas pessoas da Profa. Dilva e do Prof. Luiz Romero, que ajudaram no contato com os palestrantes e editoras;
- Ao Coordenador de Comunicação do Estado do Piauí, Welligton Soares, que garantiu e custeou todo material impresso, mídia e publicidade;
- À APAE de Altos, por meio da Profa. Maria José Mascarenhas, que se fez presente durante todo o salão, e pôs toda a sua estrutura (sede, som, carro, pessoal e inclusive recurso financeiro) à disposição da equipe organizadora;
- À Associação da Juventude Praticante da Cidadania-AJPC, representada por Marcelo Custódio e João Luiz, pela colaboração na mobilização e divulgação;
- Ao Instituto João Henrique-IJH e essa grande artista que é a Fátima Castelo Branco, que abriu o Sítio Cantal para o salãozinho e para as reuniões da comissão organizadora.
- Aos Profs. Edna, Manoel Severino, Lucineide e Regina Abreu, da UESPI de Altos, bem como aos seus alunos, pelo apoio na realização dos salõezinhos, que foram um espetáculo à parte, por conta principalmente da boa vontade, empenho e competência dos envolvidos.
- À Profa. Lavina Almeida, Supervisora de Ensino da SEDUC, pelo apoio logístico, em especial na organização do espaço das palestras e dos stands;
- Ao Monsenhor Silvestre e à Francisca, responsáveis pelo Lar São Vicente, por toparem o desafio do salãozinho e pelo carinho e amor que dedicam àquelas crianças;
- À Prefeitura Municipal de Altos, nas pessoas de Manoel Rodrigues (Secretário de Meio Ambiente e Turismo); Antônio Mascarenha (Secretário de Gestão, Infra-estrutura e Serviços Públicos); e Sandra Campêlo (representando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer). A participação deles foi fundamental para a presença dos alunos das creches municipais nos salõezinhos e para a logística do evento;
- À imprensa, que compareceu, registrou e divulgou o evento, em especial aos jornalistas Carlos Eugênio (180 graus), Toni Rodrigues (Teresina FM), Pedro Costa (Revista De Repente), Zózimo Tavares (Diário do Povo), Valdisney dos Reis (Informativo Autêntico) e Osaías Rêgo (Folha Única).
- Aos professores Carlos Dias, Carlos Machado e Paulo Sérgio, que desde o início participaram ativamente do planejamento, organização e realização do I SaliAltos.
De uma forma especial, gostaria aqui de registrar meus sinceros agradecimentos à equipe do Instituto Piauiense de Juventude, que se entregou de corpo e alma para que o I SaliAltos acontecesse, enfrentando com uma rara maturidade juvenil os diversos obstáculos que surgiram. Parabéns à presidente, Michelle Mascarenhas, e aos demais membros do IPJ que participaram: Marcelo Custódio, Joaquim Lemos, Celiana Alves, Annanda Rodrigues, Raimundo Veras, Leide Santiago, Norma Oliveira e Janaína Araújo.