sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sobre o Curso de Pedagogia da UESPI em Altos

Recentemente fui procurado por alguns alunos do curso de Pedagogia da UESPI-Campus Roberto Raulino, em Altos.

Eles estavam preocupados com uma informação postada pelo Prof. Carlos Eugênio no portal 180 graus, de onde extraímos o seguinte trecho: “O curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pelo Campus Roberto Raulino, em Altos, está em vias de ser fechado. Os conselheiros responsáveis pelo relatório de avaliação do CEE,opinaram pela “denegação do pedido de reconhecimento legal” do curso. Assim, o diploma oferecido para os pedagogos de Altos não terão qualquer valor legal

Busquei informações junto à Diretora de Assuntos Acadêmicos-DAA da UESPI, Profa. Maria Helena Cavalcante. Adiante, os esclarecimentos prestados:

01. O Conselho Estadual de Educação realmente aprovou o Parecer nº 97/2010, da Profa. Eliana Mendonça, que opinou pelo não reconhecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus da UESPI em Altos. Quem quiser pode ter acesso à integra do parecer CLICANDO AQUI

02. Um dos motivos para esse não reconhecimento é a falta de estrutura física do campus, considerado “com espaço insuficiente para o desenvolvimento das atividades básicas do ensino”, sendo necessária a “construção de: biblioteca, sala de leitura e auditório” e a  “aquisição de recursos didáticos como: data show, aparelho de DVD, TV, entre outros”.

03. Além disso, a conselheira considerou também que a qualidade do curso fica comprometida pela “ausência de um núcleo docente estruturante” – em outras palavras, um quadro de professores efetivos, uma vez que a UESPI em Altos hoje conta com treze professores substitutos.

04. Diante desses fatos, a conselheira também recomendou que não fossem abertas novas vagas para o curso até que “se demonstre junto ao Conselho Estadual de Educação a instalação de condições efetivas que assegurem o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso”. Os alunos que atualmente estão matriculados continuarão a ter aulas normalmente. Apenas não serão ofertadas mais vagas no próximo vestibular para o curso de Pedagogia em Altos.

05. E por fim, o mais importante: não é verdadeira a afirmação de que “o diploma oferecido para os pedagogos de Altos não terão qualquer valor legal. Isso é falso. O texto aprovado, inclusive, é taxativo ao autorizar “a validação dos estudos realizados no curso de Pedagogia do Campus ‘Universitário Roberto Raulino’, de Altos com a expedição dos respectivos diplomas aos concludentes”, através do Campus Torquato Neto. Explicando: os diplomas serão emitidos e validados pelo Campus Torquato Neto, em Teresina. Os alunos não serão, de forma alguma, prejudicados.

Sem sensacionalismo, essa é a verdade dos fatos.

Cabe agora aos alunos e professores da UESPI em Altos e à sociedade altoense em geral agir no sentido de que as recomendações do Conselho Estadual de Educação, que também são reivindicações da comunidade acadêmica, sejam atendidas pela administração superior da UESPI e pelo Governo Estadual, a fim de que o curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Roberto Raulino seja efetivamente reconhecido.

Um comentário:

  1. realmente é preciso que haja uma movimentação tanto dos alunos, quanto da sociedade pois esse campus é de extrema importância para a cidade, pois para muito o deslocamento a outros campus é quase que impossível.

    ResponderExcluir