terça-feira, 25 de maio de 2010

APAE DE ALTOS RECEBE TELECENTRO DIGITAL

Através de uma parceira com o Ministério das Comunicações e a Superintendência de Representação do Piauí em Brasília – SURPI, a APAE de Altos foi contemplada com um Telecentro Digital do Programa GESAC, que será instalado no Centro Social Urbano.

 

A antena GESAC já foi instalada, o ponto de internet disponibilizado e a sala adaptada para receber os quinze computadores que deverão chegar em quinze dias.

Segundo a presidente da APAE de Altos, Profa. Maria José Mascarenhas, o objetivo do Programa GESAC, do Governo Federal, é promover a inclusão digital por meio do acesso gratuito e democrático a equipamentos de informática e à internet.

domingo, 23 de maio de 2010

U.E. CAZUZA BARBOSA COMEMORA 23 ANOS INAUGURANDO REFORMA

Sexta-feira última, dia 21 de maio, professores e alunos da Unidade Escolar Cazuza Barbosa-UECB iniciaram as atividades de comemoração dos 23 anos da escola.

Na oportunidade, além da exposição de pinturas, artesanato, depoimentos e fotografias referentes à história da UECB, foi inaugurada a reforma do colégio, iniciada no final do ano passado.

 

 

 

Com a reforma, as salas de aula foram recuperadas; o pátio recebeu cobertura, aumentando a área útil para o desenvolvimento de atividades com os alunos; e o prédio foi adequado para receber Pessoas com Deficiência, inclusive com a construção de um banheiro adaptado.

A U.E. Cazuza Barbosa hoje conta com  salas específicas para a direção, para a secretaria, para os professores, para o Projeto Escola Aberta e para o Grêmio Estudantil.  Conta ainda com um laboratório de informática com dez computadores.

Marcaram presença na solenidade a Secretária Executiva da SEDUC, Profa. Maria Helena, a Gerente da 18ª GRE, Profa. Claudiene, a Coordenadora de Ensino da 18ª GRE, Profa. Silvana Monte, o vice-prefeito de Altos, Marcelo Mascarenha, o Presidente do Núcleo do SINTE em Altos, Prof. Amadeus, dentre outras personalidades locais.

Em suas respectivas falas, o diretor da UECB, Prof. Francisco Mesquita e a Supervisora de Ensino, Profa. Lavina Almeida, afirmaram que além da reforma, salta aos olhos o avanço da escola com os investimentos em equipamento e, principalmente, com o quadro de professores, que hoje se encontra completo.

Parabéns a toda comunidade escolar por mais esta conquista, e que os alunos da UECB saibam aproveitar toda essa oportunidade que os alunos que os antecederam não tiveram.

sábado, 15 de maio de 2010

FRAUDE NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ALTOS

Saiu no Portal e no Jornal Meio Norte, edição de hoje, sábado, 15 de maio de 2010:

ESTUDANTE DE MEDICINA TRABALHA E RECEBE COMO MÉDICO NO HOSPITAL DE ALTOS

Zé Ernande “Os vereadores José Ernandes (PT) e Orlando Filho (PRB), de Altos, estão solicitando ao Tribunal de Contas do Estado uma auditoria na folha de pagamento da Secretaria de Saúde do Município, cuja titular, Sandra Solange Fonsêca, é filha do prefeito, Dr. Fonsêca (PSB).

O pedido se baseia em denúncias recebidas pelos parlamentares. Eles têm documentos, que apresentaram à imprensa.

Uma das denúncias de maior gravidade é que um estudante de medicina está trabalhando no hospital municipal, consultando e recebendo pagamento como se fosse médico. Só em novembro de 2009 ele recebeu cerca de R$ 10 mil dos cofres municipais.

Além disso, foi constatado que a Secretaria de Saúde está pagando ‘produtividade’ a várias pessoas que sequer são funcionários da secretaria de saúde, o que leva a crer que está havendo desvio de recursos através de ‘laranjas’.

Os vereadores também informaram que levarão ao Ministério Público a denúncia de que os aprovados no último concurso público estão sendo prejudicados. Orlando Filho

A Secretaria de Saúde mantém em folha indivíduos não concursados exercendo cargos de atendente de consultório e agente de combate a endemias (inspetor de vigilância sanitária), para os quais foi feito concurso no ano passado e cujos aprovados ainda estão aguardando a convocação.”

Ontem, sexta-feira, 14 de maio, os vereadores Zé Ernandes (PT) e Orlando Filho (PRB) apresentaram um requerimento na Câmara Municipal solicitando uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado  na folha de pagamento da Secretaria Municipal de Saúde. Receberam apoio somente do vereador Bruno Sindô (PRTB).

O presidente da Câmara, Luís Carlos (PPS), e os vereadores Hélio Inácio (PSB), Valdene Passos (PSB), Antônio Ribeiro Paiva (PTB) e Adaílton do Pancadão (PSB) votaram conta a investigação. OS VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA QUEREM ESCONDER O QUÊ?

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Reforma da Biblioteca Municipal está parada

Altos, uma cidade de quase quarenta mil habitantes, possui apenas uma biblioteca pública municipal. Precisa de prova maior do descaso dos governantes com a educação e a cultura de nossa cidade?

Em 2009, o teto do Auditório Alberto Barbosa, que é ligado à Biblioteca, corria risco de desabamento e, por conta disso, foi interditado.

Em fevereiro último, uma reforma foi iniciada no auditório e na biblioteca, mas paralisou na semana passada por falta de pagamento. A Prefeitura  não honrou o pagamento da obra, alegando falta de recursos. Como de costume, tenta jogar a culpa no governo federal e estadual, que “não ajudam”.

O Ministério da Cultura lançou no último dia 30 de abril o Edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas (para conhecer o edital na íntegra, clique aqui).

Através dele, a prefeitura pode solicitar recursos de até R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais), valor que pode ser destinado para reforma, aquisição de livros, compra de móveis e equipamentos, organização de atividades sócio-culturais, qualificação dos funcionários da biblioteca e formação de agentes de leitura. A inscrição vai até o dia 15 de junho.

A grande questão é: há vontade política na prefeitura para ir atrás desse recurso? Há gente competente na administração para assumir a frente de uma ação como essa? Infelizmente, acho que não. Mas gostaria muito que eles provassem que eu estou enganado.

domingo, 9 de maio de 2010

FELIZ DIA DAS MÃES

Hoje, no dia das mães, gostaria de homenagear aqui de uma forma especial duas mães que significam muito para a minha vida: Dona Maria José, a minha mãe, e Suzana, minha esposa,  que está comemorando hoje o seu primeiro dia das mães com o Gabriel.

A elas, e a todas as mães, dedico este poema de Mário Quintana:

Mário Quintama.Mãe

sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade." (Renato Kehl)

Um dos motivos pelos quais criei esse blog foi para garantir que meus amigos e amigas, os altoenses em geral e as pessoas que se interessam pela verdade dos fatos pudessem ter acesso a minha versão sobre alguns episódios e acontecimentos da cidade de Altos, e mesmo do restante do país.

Muitas vezes, as rádios, os jornais, os portais na internet divulgam as notícias de uma forma perniciosa, preocupando-se mais em destruir reputações do que em informar a população.

Um exemplo  disso é a matéria abaixo, publicada pelo jornalista Carlos Eugênio no Portal 180 graus. Na página de abertura, que normalmente é o que todo mundo lê, está publicada a seguinte matéria:

http://180graus.brasilportais.com.br/altosCom o PT

Quando você clica sobre o título da matéria, coisa que normalmente ninguém faz, a página que abre mostra o seguinte texto:

http://180graus.brasilportais.com.br/altos/justica-suspende-seletivo-do-pro--jovem-urbano-em-altos-324249.htmlSem o PT

Na matéria de “dentro”, para o jornalista, os responsáveis são a Secretaria gestora do programa e a Prefeitura. Na matéria “de fora”, que é mais lida, ele acusa a Secretaria e o PT. Por que ele criou essa versão? Com base em que? O Ministério Público alega isso na ação? A quem interessa espalhar essa mentira? A serviço de quem está o jornalista?

Os meus poucos leitores querem saber a verdade? Tirem suas conclusões de um fato simples. Na seleção feita, inscreveram-se vinte e quatro pessoas. Catorze foram aprovadas. Dentre catorze aprovados, um é filiado ao PT. Onde está o favorecimento? Onde está o benefício dessa ingerência do PT?

É por conta de notícias assim que o insubstituível cronista gaúcho, Luis Fernando Veríssimo, em certa oportunidade declarou, ironicamente: “Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”.