quarta-feira, 31 de março de 2010

Evando Júnior: uma criança com vontade de viver

Segunda feira, 29 de março de 2010, encontrei na UESPI de Altos o Evando, pai do Evando Júnior, a criança do cartaz abaixo.

Não precisei trocar muitas palavras.

Bastou olhar no seu rosto e enxergar em seus olhos a força de um pai agarrado vigorosamente ao último fio de esperança por seu filho.

Peço aos meus amigos, do fundo do meu coração, que, por favor, repassem essa mensagem adiante, e ajudem da forma que puderem.

Uma amiga, a Joana Ribeiro, criou um blog para o Júnior:

Campanha Ajudar Sempre

Como já disse o saudoso Herberth de Souza, o Betinho, Solidariedade não se agradece, comemora-se.

Imaginem que recompensa para todos nós podermos ver novamente este sorriso da primeira foto…

Evando

segunda-feira, 29 de março de 2010

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ALTOS REALIZA ATIVIDADE PARA TERCEIRA IDADE

DSC01711

No último sábado, 27 de março, durante toda a tarde, a Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Altos realizou uma atividade para os associados da terceira idade, com festa e sorteio de brindes.

Compareceram para prestigiar a festa o vice-prefeito de Altos, Marcelo Mascarenha e o Líder do Governo na Assembléia, Deputado Magalhães.

DSC01710DSC01709

DSC01707O evento vai fazer parte do calendário permanente da entidade, sendo realizado todo último sábado de cada mês.

“Foi a primeira atividade do tipo que a gente realizou, e participaram mais de setenta pessoas. Acreditamos que esse número vai aumentar cada vez mais”, disse a presidente do Sindicato, Toinha Ferreira.

quarta-feira, 24 de março de 2010

ENTREVISTA NA RÁDIO VERDES CAMPOS SAT SOBRE O ROMPIMENTO DO PT COM O PREFEITO

 

Vice-prefeito da cidade de Altos fala sobre abandono dos cargos pelo PT

Em entrevista concedida ao Jornal Rádio Notícias 1ª Edição da Rede de Rádio Verdes Campos Sat, na tarde de ontem, o vice-prefeito da cidade de Altos (a 37 km de Teresina), Marcelo Mascarenhas (PT) fez duras críticas a atual administração do município e falou sobre o fato de o PT ter deixado os cargos ocupados nesta gestão.

Mascarenhas afirmou que o Partido dos Trabalhadores tinha em mente que o então prefeito José Batista Fonseca (PSB), conhecido popularmente como Dr. Fonseca, faria um mandato melhor que o anterior, e que assim que assumisse deveria mudar sua forma de administrar.

“Temos enfrentado problemas desde o início da gestão e o PT vinha mostrando tolerância com o equilíbrio de forças. Desde o princípio alertávamos o prefeito que a forma como ele vinha conduzindo o município não estava funcionando, e quando começamos o mandato, nossas idéias nunca eram ouvidas e muito menos colocadas em prática. Não vimos um desejo de mudar”, declarou.

O vice-prefeito argumentou que os petistas entregaram os cargos que as reivindicações que faziam dentro da administração, farão agora fora da gestão através do Ministério Público e afirma que são da oposição.

Crise financeira

O fundo de participação destinado ao município de Altos no início deste ano foi de cerca de R$ 1,2 milhão e Mascarenhas afirmou que o filho de José Batista e também secretário municipal de Finanças, José Batista Fonseca Júnior, estaria mais preocupado com sua pré-candidatura a deputado estadual, pelo PSDC, do que resolver os problemas financeiros do município.

“A crise financeira de Altos tem servido de desculpas para todas as reais necessidades do município. Seria essencial pagar um salário digno e em dias para os servidores, mas alegam a falta de dinheiro, o que não acontece para bancar uma festa de carnaval bastante onerosa”, frisou o petista.

Sobre a limpeza pública de Altos, alvo de muitas reclamações de moradores do município, Mascarenhas alegou que foi uma das áreas que tiveram bastante preocupação para encontrar uma forma de amenizar o problema e denunciou irregularidades constantes na prestação do serviço à população.

“Aumentamos de 80 para 200 ruas abrangidas pelo serviço de coleta de lixo, mas quando o sistema começou a funcionar enfrentamos problemas com alguns carros que quebravam e outros que não funcionavam com a alegação da falta de pagamento. Chegamos a constatar que alguns motoristas não realizavam seu trabalho por conta de ordens de terceiros dentro da administração para serviços completamente alheios á limpeza pública como transporte de melancias, por exemplo”, destacou o Mascarenhas.

clip_image002

Questionado sobre uma possível existência de desvio de verbas na gestão do atual prefeito, o petista desconversou e disse apenas que viu “má administração de recursos”. “O sistema tributário da prefeitura não funciona e nunca houve interesse por parte da gestão em organizar o setor”, pontuou o vice-prefeito, que foi além nas suas críticas e afirmou que a administração de Altos funciona de “forma improvisada e sem planejamento do que deve ser feito”.

No âmbito da saúde, várias denúncias já foram feitas sobre o atendimento médico da cidade, como o caso registrado na última segunda-feira (22) da dona de casa que teve o atendimento a sua filha negado no hospital local, dentre outros problemas alegados pela população do município.

Mascarenhas atrelou a esse descaso a falta de organização da administração e sugeriu ainda que estivessem encaminhando pacientes para o filho do prefeito, que é fisioterapeuta, como uma forma de ajudar na sua popularidade como pré-candidato a deputado estadual.

Rompimento

A respeito da possibilidade de o PT ter rompido com a Prefeitura Municipal de Altos por motivos financeiros, Marcelo Mascarenhas negou e argumentou que a relação do partido com a prefeitura independia de cargos. “Sempre tivemos a preocupação de deixar claro que nossa principal preocupação era buscar formas de melhorar a cidade, estando ou não ocupando cargos na gestão”, afirmou o petista.

Segundo o vice-prefeito, a participação do PT na administração não trazia custo algum para a cidade, e que chegaram a afirmar que o prefeito não pagava os servidores por conta dos petistas na gestão. “Eu permaneço na vice-prefeitura porque não fui delegado ao cargo, fui eleito pela população tanto quanto o Dr. Fonseca. Os petistas entregaram os cargos e agora vamos esperar para ver se esse era o motivo de ele não pagar os servidores”, concluiu Mascarenhas.

Yako Guerra - Edição: Dani Sá
24/03/2010 06:40h
Leia mais sobre:
Política

domingo, 21 de março de 2010

PT DE ALTOS ROMPE COM O PREFEITO FONSÊCA

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO ALTOENSE

Em 2008, o Partido dos Trabalhadores de Altos, pela primeira vez em sua história, abriu mão de uma candidatura própria para a prefeitura para apoiar a reeleição do então Prefeito Dr. Fonsêca, do PSB.

Esta decisão foi tomada após um longo processo de consultas e debates com os filiados do PT, com o compromisso do Dr. Fonsêca de fazer um segundo governo diferente do primeiro, aproximando-se do Modo Petista de Governar e das orientações do Governador Wellington Dias e do Presidente Lula. Sob a bandeira de uma “União pelo Povo”, queríamos abrir uma oportunidade para o desenvolvimento de Altos e a melhoria da qualidade de vida dos altoenses.

A coligação com o PT foi o fiel da balança que definiu o resultado das eleições de 2008. Sem o apoio do PT, Dr. Fonsêca sofreria a maior derrota eleitoral de sua vida política. Após a vitória, porém, o seu governo não está atendendo nem às esperanças dos altoenses, muito menos às expectativas do PT.

O PT se esforçou de todas as maneiras para colaborar com o governo municipal. Durante o ano de 2009, apresentamos várias sugestões e projetos para melhorar a qualidade dos serviços públicos da Prefeitura, inclusive criando pontes com o Governo Estadual e o Governo Federal.

O prefeito e seu grupo, porém, preferiram continuar governando do seu velho modo: sem planejamento, sem projeto, de forma improvisada, beneficiando os apadrinhados, perseguindo os que não rezam em sua cartilha e praticando o clientelismo. Administram a prefeitura como se fosse uma fazenda, uma bodega, uma propriedade dos protegidos. Tratam os servidores com desrespeito, como ficou claro no recente episódio da greve. Humilham os cidadãos e cidadãs que procuram os serviços públicos municipais, como se fosse um favor, e não um dever atendê-los.

O PT não vê mais sentido em continuar fazendo parte dessa administração. A gestão do Dr. Fonsêca e sua equipe é desastrosa para Altos. Não traz avanços. Fere frontalmente o programa do PT. Não temos mais esperanças de que o prefeito e seu grupo mudem de postura.

Diante destes fatos, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Altos decide, por unanimidade, deixar o governo de Dr. Fonsêca. Os seis filiados que ocupam cargos de confiança por indicação do PT a partir da divulgação desta nota pedirão exoneração.

Continuaremos ao lado da população altoense, do povo simples, dos trabalhadores e trabalhadoras, na luta cotidiana para que seus direitos sejam garantidos e sua dignidade respeitada.

Altos-PI, 21 de março de 2010.

PARTIDO DOS TRABALHADORES

Diretório Municipal de Altos

PT DE ALTOS LANÇA NOTA SOBRE A SUCESSÃO DE WELLINGTON DIAS

NOTA SOBRE A DECISÃO DO COMPANHEIRO WELLINGTON DIAS DE PERMANECER NO GOVERNO

Assim como todos os piauienses, os membros do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Altos acompanharam com apreensão as movimentações para definição do candidato da base aliada para a sucessão do governador Wellington Dias;

Foi com grande surpresa que assistimos ao companheiro Wellington Dias anunciar que permaneceria no governo para garantir a unidade da base aliada e conduzir pessoalmente o processo de sucessão, renunciando, desse modo, à praticamente certa eleição para um mandato de oito anos como Senador pelo estado do Piauí, contrariando todas as análises políticas feitas até agora;

O gesto do companheiro Wellington Dias demonstra mais uma vez a grandeza, o caráter, a humildade e dignidade desse que é o melhor governador da história de nosso estado. Mais do que isso, torna evidente o tamanho de seu compromisso com o Partido dos Trabalhadores e com o futuro dos milhões de piauienses, que acreditam em nosso projeto de desenvolvimento para o Piauí.

Esperamos que esse gesto de desprendimento e compromisso com o povo piauiense inspire todas as lideranças dos partidos que dão sustentação ao governo, para que as vaidades e pretensões individuais sejam deixadas de lado, e seja reafirmada a união em torno de uma candidatura única para suceder Wellington Dias, preferencialmente do PT, sem que seja dada qualquer margem para o retorno do atraso e do passado obscuro representado pelas forças de oposição.

Altos-PI, 21 de março de 2010.

PARTIDO DOS TRABALHADORES

Diretório Municipal de Altos

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT SE REÚNE EM ALTOS

DSC01618Hoje, domingo, 21 de março, os membros do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Altos estiveram reunidos no auditório Marcelino Severo, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

 DSC01615Durante toda a manhã os dirigentes do PT analisaram e discutiram a conjuntura nacional, estadual e municipal.

Ao final da reunião foram aprovados dois documentos: um referente à decisão do Governador Wellington Dias de não disputar o cargo de senador e outro decidindo pelo rompimento do PT com o Governo Municipal dDSC01620e Dr. Fonsêca.

 

Nos próximos posts divulgaremos os dois documentos na íntegra.

sábado, 13 de março de 2010

Marcos Silva afirma que metrô para Altos funcionará em 2010

LEIAM MATÉRIA POSTADA PELO JORNALISTA TONI RODRIGUES NO BLOG BANDA LARGA, NO PORTAL 180 GRAUS.

http://180graus.brasilportais.com.br/banda-larga/marcos-silva-afirma-que-metro-para-altos-funcionara-em-2010-304778.html

13/03/2010 10:35:00

Marcos Silva afirma que metrô para Altos funcionará em 2010

Acompanhado do vice-prefeito Marcelo Mascarenha (PT), o presidente da companhia metropolitana de Teresina, Marcos Silva, acaba de chegar ao município de Altos (42km da capital. Ele veio pela via férrea para testar sua capacidade de operacionalizar trem de passageiros que deve ser implantado, conforme projeto, entre Altos e Teresina. O presidente disse que trata-se de um grande sonho do seu pai, falecido deputado Alberto Silva, e que ele agora terá a oportunidade de transformar em realidade. O metrô fará percurso em 55 minutos com passagem custando R$ 1.

sexta-feira, 12 de março de 2010

GOVERNO DO ESTADO IMPLANTA ENSINO MÉDIO NO ASSENTAMENTO QUILOMBO

Atendendo um pedido do vereador Zé Ernando e do deputado Magalhães, o Secretário Estadual de Educação, Antônio José Medeiros, autorizou a implantação do Ensino Médio no Assentamento Quilombo.

Ontem, dia 11 de março, a Gerente da 18ª GRE, Claudiene Sousa Oliveira, a Coordenadora de Ensino-Aprendizagem,  Silvana Monte de Araújo e a Supervisora de Ensino, Lavina Almeida estiveram visitando o assentamento, para anunciar a ação para os estudantes da região.

As turmas, vinculadas à Unidade Escolar Cazuza Barbosa, funcionarão provisoriamente na Escola Municipal do lugar, enquanto a SEDUC providencia a construção de três salas de aula, parab abrigar o primeiro, o segundo e o terceiro ano do Ensino Médio.

DSC01531

Também acompanharam o evento o vice-prefeito, Marcelo Mascarenha; o diretor da U.E. Cazuza Barbosa, Prof. Francisco Mesquita; a diretora da Escola Municipal, Profa. Toinha e a Profa. Conceição Martins dos Anjos.

A implantação do Ensino Médio no Quilombo vai possibilitar que vários estudantes, em especial chefes e mães de família, possam dar continuidade aos seus estudos, beneficiando os moradores dos Assentamentos Quilombo, Coité/Soledade e Santa Bárbara e as comunidades Lagoa dos Martins, Sítio Novo, Santa Úrsula e Anajás, dentre outras.

Educação gratuita e de qualidade para todos: essa é uma bandeira do PT.

quinta-feira, 11 de março de 2010

EMPRESAS LÍDER E EDITUR COMEÇAM A OPERAR EM ALTOS

Na quarta-feira da semana passada, o vice-prefeito de Altos, Marcelo Mascarenha, esteve reunido com o Secretário Estadual de Transportes, Dr. Alexandre Nogueira, tratando sobre as dificuldades enfrentadas pela população altoense no deslocamento Altos-Teresina.

A empresa C. Santos, que atua no trecho, tem enfrentado dificuldades em cumprir os horários, além dos conastantes problemas mecânicos que sua frota de veículos apresenta durante as viagens.

Após o relato dessa situação, o Dr. Alexandre Nogueira notificou a empresa C. Santos para que, em noventa dias, adquira novos veículos para atender a população.

Além disso, emitiu Ordem de Serviço autorizando as empresas EDITUR e Líder a operarem com doze horários no trecho Altos-Teresina.

As empresas pediram o prazo de uma semana para a contratação de motoristas e outras providências para iniciar a cobertura da rota.

Ontem, 10 de março, a empresa Líder já estava transportando passageiros.

domingo, 7 de março de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O METRÔ

No próximo sábado, dia 13 de março, a partir das 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altos, acontecerá uma audiência pública com o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Dr. Marcos Tavares Silvas, acerca da extensão do metrô de Teresina a Altos.

Considerando o impacto dessa medida na vida de todos os altoenses, convidamos toda a população a se fazer presente no evento, para esclarecer suas dúvidas e se inteirar sobre os detalhes da ação.

Ouça logo abaixo uma entrevista do vice-prefeito Marcelo Mascarenha ao jornalista Toni Rodrigues, tratando sobre o assunto.

quinta-feira, 4 de março de 2010

PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ALTOS APÓIA GREVE DOS SERVIDORES

NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ALTOS

O Partido dos Trabalhadores de Altos vem a público manifestar sua solidariedade aos servidores públicos municipais e o seu apoio ao movimento grevista.

A greve é um instrumento legítimo de luta dos trabalhadores, uma conquista da qual o PT foi o principal defensor.

As reivindicações apresentadas pelo SINDSERM, dentre as quais se destacam a equiparação do vencimento-base ao salário mínimo e a garantia de melhores condições de trabalho, são reivindicações justas e que contam com o nosso apoio.

Se o Município de Altos hoje se encontra sem condições financeiras de atender as demandas dos servidores, isso se deve à negligência e má gestão da Secretaria de Finanças do Município. Os trabalhadores não podem pagar pela incompetência da gestão financeira da prefeitura.

O PT orienta suas lideranças, seus militantes e todos os seus filiados a participarem ativamente do movimento grevista, reforçando a luta dos servidores públicos municipais.

Altos-PI, 03 de março de 2010

ANTÔNIO ALVES CAMPÊLO

Presidente do PT

MANOEL OLIVEIRA RODRIGUES

Vice-Presidente do PT

MARCELO DOS ANJOS MASCARENHA

Vice-prefeito

JOSÉ ERNANDO RIBEIRO DA SILVA

Vereador